Você não precisa saber tudo sobre política, decorar a Constituição Federal, acompanhar todos os dias as notícias sobre o que acontece no Congresso Nacional. Você precisa saber pesquisar nos dias de eleição. Precisa saber que o Presidente não prende ladrão. Que os deputados e senadores não são os culpados pela falta de creches. Precisa saber o que é a lei da terceirização. Precisa sim pensar sobre mudar a maioridade penal de 18 para 16. A TV não mostra isso. As pessoas não lêem jornais. Não procuram. Você não aprende política ou como lidar com seus sentimentos na escola. Nosso sistema educacional é um caos. Não só pela falta de investimentos e infraestrutura, pelo desrespeito pelos professores. Mas porque achamos que dar fórmulas é ensinar.
EXECUTIVO, JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO
Vamos começar pelo básico. A presidenta faz parte de qual dos poderes? EXECUTIVO. Isso aí. O que o executivo faz? Executa. Simples assim. Eles decidem onde será investido, as áreas que serão priorizadas e executa as leis criadas pelo legislativo. Isso aí. Dilma não pode criar uma lei para acabar com a violência que sempre existiu. Não pode colocar o deputado ladrão na cadeia. Junto com a presidenta, do executivo também fazem parte os ministros que ela escolhe, e seu vice. Então, saiba, que, se você vota na Dilma, vem de brinde o Temer e os ministros do PT e aliados.
O problema de hoje em dia é que o executivo tem algo chamado discricionaridade. Os três poderem deveriam ser independentes. Independentes mas harmônicos. Mas o judiciário não julga o executivo. O legislativo tolera que o executivo quebre suas leis. Até ajuda. Okay. E agora?
Por quem é formado o legislativo? EEEH, Congresso Nacional. Parabéns, prestaram bem atenção às aulas de políticas nas suas escolas públicas de primeira mão. O Congresso Nacional é formado por quem? Pelos deputados e pelos senadores. Os deputados são representantes do povo. Os senadores são dos estados. Assim, o que eles fazem? Sentam nas suas poltronas super-hiper-confortáveis e criam leis. Sim. Essa é a resposta. Mas eles também tem outras funções. Quem cria as famosas CPI's é o legislativo. Ele também FISCALIZA o Executivo. Lembra do que eu falei, sobre a discricionaridade do Executivo? É disto que eu estava falando. O Legislativo, junto com o Tribunal de Contas, tem o controle dos gastos do presidente. Isso aí, bem isso que você acabou de ler.
Mas, e aí, e o Judiciário? Bem, o judiciário APLICA as leis. é formado por juízes, por advogados, pelo Supremo Tribunal Federal, Pelo Superior Tribunal da Justiça, pelo TST, pelo Tribunal Superior Eleitoral. ENTENDEU? Não esqueça. Legislativo - CRIA e FISCALIZA. Judiciário - EXECUTA. Executivo - ADMINISTRA.
Eu vou sim continuar a falar de política em outro post. Vou sim. Só quero deixar bem claro que eu não sou a favor do PT e da Dilma. E sim, a favor do PSDB. Mas eu sou de esquerda. E bem, me explico depois.
Tirinha da página Armandinho.
E é isso que eu falo sobre a leicidade. Hoje em dia, não é só a mídia que se aproveita da audiência gerada pela violência. A política também se aproveita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário