segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Vamos repensar nosso método de ensino



* pega a pipoca*

  Foi enquanto assistia um episódio de Orange is The New Black que eu comecei a pensar nesse assunto. Está lá a Vause e a a Piper na igrejinha da cadeia, conversando debaixo da mesa, e aparece um guarda e fala algo como " vamos lá, saiam daí agora se não vão ganhar ocorrência." E foi daí que eu tive que colocar no pause e parar pra pensar. Porque aquela frase já me era conhecida. Porque eu já tinha ouvido ela. Na escola. Que estranho, não é? Uma das melhores escolas da região, e eu ouvi lá o mesmo que uma guarda falou pra duas presas numa série baseada em fatos. E então eu fiquei com aquela sensação no estômago de " tem algo errado por aqui e eu tenho que descobrir o que é."

Esses dias últimos dias esse post aqui em cima surgiu pelo facebook, postado pela página Quebrando o Tabu. E o problema foi que a maioria das pessoas - ao menos pelos comentários - não entendeu direito qual foi a crítica. Comentaram sobre o que estão acostumados a reclamar: nooossa, o salário do professor é pequeno, noooosa o governo não faz investimentos em educação, noooosa Alckmin e blá blá. É algo que já estamos acostumados a ouvir, a falar contra assim, só porque nos acostumamos. Se está certo? Provavelmente sim, o professor realmente deveria ter mais reconhecimento, o governo realmente não investe o tanto que deveria em novas escolas e salários mais altos e boa infraestrutura. MAS ESSA NÃO É A CRÍTICA DA POSTAGEM.

Vamos voltar pra lá. Faz uma comparação entre escola e prisão. Fala de Alckmin? Vamos lá, quero ouvir o coro. NÃÃÃÃO. Fala mal do governo, falo do impeachment da Dilma? NÃÃÃO. Sobre o que fala? Isso aí. Compara o sistema de ensino com o sistema prisional. Fala sobre os pontos ruins e acaba com " Não está funcionando." Pois não está, não é mesmo? E então veio outra pessoa comentar que: " O que é isso, vamos olhar pras escolas públicas nos EUA." E então minha cara foi tipo essa:


 Então, após essa rápida introdução, vamos realmente ir ao tema. O sistema de ensino educacional está errado e precisa ser mudado. O que está errado? Isso aí, praticamente tudo. Nooooossa, mas educação vem de casa, os pais que estão errados. Será? Escola deveria ser o lugar em que nos ensinam a ser HUMANOS. Em que nos ensinam como lidar com nossos sentimentos, como lidar com o mundo, nos preparar lá para fora. Deixar que nosso próprio interesse nos guie para os caminhos que queremos. Não obrigar-nos a seguir vários. Se os adolescente colam é porque algo está errado. É porque a nota é mais importante do que aprender. 


Somos analfabetos emocionais. Aprendemos anatomia e métodos de agricultura na África, sabemos fórmulas matemáticas de cor. Mas nunca nos ensinaram nada sobre nossas almas. Somos extremamente ignorantes sobre o que move as pessoas...
- Cenas de um casamento. Ingmar Bergman

O que quero dizer é que não faz sentido nos mandarem para a escola para que passemos o dia inteiro ouvindo alguém falar com falta de emoção sobre um assunto que não queremos saber. Obviamente isso não ia funcionar. Obviamente isso não funciona, porque falta de educação está diretamente ligado com o número de presidiários. Dar conhecimento. Esse deveria ser o objetivo da escola. O problema é: que tipo de conhecimento e COMO estamos dando conhecimento. 

A primeira coisa é: rígido não é sinônimo de bom não, gente. O que quer dizer que impor trilhões de regras para coisas normais que estão no cotidiano de adolescentes só váai fazer com que eles queiram mais fazer aquilo. A típica psicologia inversa, proíba algo e ele vai fazer apenas porque você proibiu. O problema é que sim, rígido na maioria das vezes funciona. Você meio que vai obrigar a pessoa a aprender coisas que ela não quer aprender. Você vai criar pessoas frustradas e blá blá. Mas achei que as pessoas já tinham aprendido isso assistindo Matilda na sessão da tarde. 


Então, teve uma vez que me perguntaram: se eu fosse reformular todo o sistema de ensino, como eu faria? Seria assim. As pessoas não seriam dividas por idade e turmas e não existiriam mais provas. Consistiria em desenvolver projetos. Os alunos teriam que desenvolver no mínimo cinco trabalhos ao longo do ano em campos diversos que ele poderia escolher. Os professores estariam lá para auxiliar, explicar quando preciso, ajudar a aprender, mas deixando que os estudantes descobrissem por conta própria. Você não teria direito uma obrigatoriedade, não precisaria ir à escola todos os dias, e muito menos vestir o uniforme - pra quê, gente? Somos um monte de robôs que não podem escolher suas próprias roupas não. E se pararmos pra pensar, isso é realmente ridículo. Todas as decisões da escola seriam parte da escolha dos alunos. A equipe diretiva seriam eles. Qual o melhor modo de aprender a ter responsabilidade do que assim? 


Atualmente, há diversas formas de aprender - quem nunca aprendeu mais na internet sobre ciências do que nas aulas? A Angelina Jolie com seus seis filhos, não matriculou nenhum deles na escola. Ensina eles em casa, alegando que " “o sistema de ensino americano não condiz com nosso modo de vida e não fala a mesma língua de nossos filhos "  e ainda completa com " "Ao invés da palhaçada que as salas de aula são hoje, prefiro ir com meus filhos a um museu ou ensiná-los a tocar violão”. Entenderam meu ponto de vista e o porquê dessa mulher ser maravilhosa? 


E eu então estive lendo um livro do Aldous Huxley em que ele fala um capítulo inteiro sobre a educação. Ele diz que a forma com que se ensina um aluno obviamente vai interferir em quem ele vai se formar mais tarde. Ele observou a educação da geração que foi parte dos alistamentos compulsórios nas duas guerras mundias, o que formou pessoas que seguiram Hitler, Mussoline e Stalin. Ele pegou os decretos de Stalin sobre a educação. E a resposta foi: a educação rígida, com uniforme, medalhas, hierarquia e notas, a educação passiva, foi o que formou os indivíduos que seguiram Hitler. 


Para saber mais sobre:


*Metódo Montessori

*Porque aprendi mais na internet do que na escola






Nenhum comentário:

Postar um comentário