sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Como estudar na internet


1 - Estudando francês


Boa parte do meu conhecimento sobre essa língua vem apenas de coisas na internet - sim, dá sim! Só precisa de foco e vontade. Você tem que gostar de aprender, e isso vale para qualquer coisa que seja o assunto em foco, se não a coisa não vai rolar. Felizmente, aprender línguas é uma coisa muito fácil atualmente. Claro, você precisa saber o jeito como você aprende, se é lendo, escrevendo, ouvindo, vendo, falando ou pulando amarelinha. A maioria dos sites tem tecnologias que envolvem todos esses tipos, com exceção de pular amarelinha. 

Livemocha - Esse na verdade não é apenas para francês, tem todas as línguas. Basta apenas criar uma conta, processo super rápido, e colocar na sua língua, no canto superior esquerdo. Geralmente quando se abre o site está em espanhol ou inglês. Já mudando o idioma dá pra se entender o site de uma forma mais fácil. Resumindo, faz você aprender por meio de lições, pra cada uma tem um vídeo introdutório, e então a parte do vocabulário, que repete as principais palavras num pequeno áudio, o uso, que explica melhor cada palavra, e então pequenas lições que envolvem escrever, falar e ouvir. Além disso tudo, o melhor do site é que você pode falar com outras pessoas nativas da França ou brasileiros que saibam francês, que podem te ajudar - e muito. Porém, o Livemocha é mesmo mais para vocabulário. 

Bonjour de France - Esse site é todo e completamente em francês, o que é ótimo se você já tem um basicão da língua, você aprende meio na marra, sabe? Nesse site você pode escolher seu nível e ele vai te dar várias lições, infelizmente, nada para falar, porém, é um ótimo site para explicar a parte gramatical - qualquer coisa é só ir ali em cima no canto superior direito, e o windows te dá a opção de traduzir a página -, e os textos. Tem MUITOS textos bons para você praticar sua leitura. 

UniFrancês - Esse é um canal do youtube de um brasileiro que mora em Bruxelas e, olha que lindo, faz pequenas aulas e dicas de como aprender francês. O bom é que além da experiências, dicas práticas, ele explica bem a gramática e tem muitos vídeos de vocabulário também. Se você clicar na lupa e pesquisar por um vídeo chamado " 10 dicas para aprender francês", não vai se arrepender também - risos. 

Em vez de usar o Google Tradutor,  quando precisar saber de um significado de uma palavra, pesquise a palavra mais " o que significa ", como por exemplo " significado de voiture. " Além de ter sites bem mais confiáveis, você pode comparar os resultados. 

Grupo de estudos da língua francesa - no facebook. É bom se tiver qualquer dúvida mais específica que o google não soube responder, além de que dá pra aprender muito com os post's e treinar seu francês conversando com outras pessoas na língua. Dá pra conseguir muitos outros sites e coisas por ali, também. 

2 - Estudando fotografia 

Não sou nenhuma especialista no assunto mas já andei fuçando muito por aí. Um bom começo para quem quer aprender é esse site aqui, oh:

Dicas de fotografia, que é para quem é iniciante e precisa de umas dicas técnicas e sobre os equipamentos. Além disso, ela tem um livro gratuito em e-book, e é só você colocar seu e-mail aqui nessa página e vem um link gratuito  pra você baixar o livro gratuitamente no seu computador. Tem 200 e poucas páginas, mas ela também tem um pequeno e-book mais resumido que também é gratuito. E você pode achar no blog.

Mas vamos lembrar que a técnica não é tudo, que olhar não é aprender, que ter um equipamento ótimo e bom não te faz bom e que o único jeito de aprender é ter vontade, pegar sua camerazinha digital e começar a tirar fotos. Olha só! 

Mas, um dos melhores blogs para inspiração, na minha opinião, é o Lomogracinha, que também tem várias indicações de canais. Um dos meus canais favoritos sobre fotografia é desse casal aqui. 

3 - E o segredo é ... 

Afinal, a internet é cheia de coisas e dá pra aprender muito. Como eu já disse, a principal coisa é o foco. Você precisa querer, ter vontade, e gostar. Você já é obrigado a estudar um monte de coisa que não gosta, obrigar a si mesmo a mais uma coisa que só vai tornar seus dias mais chatos e enfadonhos não dá certo. Você precisa estar lendo e estudando e perder a hora, ficar mais e mais curioso com aquilo e ter vontade de abrir 500 guias para continuar procurando sobre as dúvidas que aquele texto te fez ter. Se você gostar, metade do caminho já está andado. 
  Depois, é só pegar seu caderninho, ficar num lugar quieto sem ruídos, ou ligar uma música e mascar um chiclete - como você preferir, porque cada um tem um jeito de aprender - e passar horas e horas na frente do computador. Aprendendo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário