terça-feira, 5 de julho de 2016

Um ode às férias


(uma foto bonitinha e aleatória que tirei e gostei)

Eu não gosto de férias. Não é nem sobre não gostar. Não é um dos meus eventos favoritos da vida. Eu acabo sempre em crises do tipo " eu não faço nada ". E ficar só em casa acaba me irritando um pouco. Mas eu preciso lembrar das partes boas - e aprender a ser um pouco mais otimista -, então, nesses vinte dias, quando bater a bad, eu volto aqui e foco nas partes boas das férias - em vez de fazer listas de coisas para fazer  que me fazem parar e ficar olhando para elas enquanto a sensação de não estar fazendo nada piora.  
  Mas, devaneando um pouco mais, eu lembro que li uma vez no Discípulos de Peter Pan algo sobre " você só é feliz quando tem um plano e segue ele. E mesmo em dias que você não faz nada, você sabe que está descansando para poder se dedicar mais depois aos seus planos." Então, realmente suas férias vão ser só mais um amontoado de crises e suas maratonas só vão ser só mais um indício de depressão se você não souber que está descansando, mas que isso não quer dizer que sua vida não tem objetivo.
  Então, os motivos de férias poderem ser boas coisas: 


// Você pode assistir muitas séries -  e filmes. O que quer dizer que eu vou conseguir com certeza terminar Gilmore Girls nesses vinte dias em casa. Só faltam dez episódios da sétima temporada. Mas eu prevejo que vai ser tipo um ciclo vicioso. Quando eu terminar de assistir eu vou começar novamente e daqui dez anos você vai me poder perguntar que parte de Gilmore Girls eu estou. Porque eu sempre vou estar em uma. Mas além de Gilmore Girls, tem House of Cards e GOT - que eu estou lendo, na verdade, quase terminando o segundo livro ( pode deixar, eu vou escrever sobre aqui).

//Pode estudar coisas loucas - Para wokaholics como eu - ou possíveis e prováveis workaholics -, estudar coisas que não tem nada a ver com a escola é uma coisa muito comum. Foi aí que eu comecei francês ou programação. Aprenda uma língua, edição, gramática grega, teoria do cinema, arte marginal, miçangas, como funciona o motor de uma moto e entre outras coisas. Qualquer coisa que você goste mas nunca teve tempo.

//Pode dormir  - Essa é com certeza a melhor parte das férias. Dormir até tarde. Escutar o alarme soando e poder desligá-lo e cair nos travesseiros de novo e continuar neles por mais quatro ou cinco horas. Acordar, pegar um café e ficar no sol - claro, se não estiver chovendo como é a previsão para o resto das minhas férias. Obrigada, tempo. Dormir é realmente uma das  melhores coisas do mundo. 

// Pode não ligar para a sua aparência - para quem mora sozinho ou não, uma das melhores partes das férias é poder passar o dia inteiro de pijama, ou semanas sem fazer as sobrancelhas, ou com maquiagem borrada e o cabelo embaraçado. Não vai ter ninguém lá para você se importar em se deixar apresentável. O que faz com que a taxa de crises por auto-estima caiam bem mais ( acabei de criar uma tese, olha lá.)

Mas é claro, como boa frustradora de si mesma como eu sou (risos), eu tenho que fazer uma lista de coisas para fazer nessas férias:

    - Terminar as mais de 2.000 páginas do que me resta para ler de GOT. 
    - Não deixar os estudos de lado e seguir meus horários e meus simulados programados. 
    - Não passar os 20 dias somente fechada dentro de casa. 
    - Planejar viagens. 
    - Fazer os documentos que eu estou enrolando para fazer.
    - Atualizar o blog de 2 em 2 dias ( nem que seja me obrigando a escrever algo).
    - Tirar mais fotos. 
    - Tentar tirar só do mundo das ideias meu livro (sim, conspirações).
    - Manter  o quarto arrumado (melhora meu estado de espírito).
    - Parar de usar parênteses (risos). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário