quinta-feira, 11 de agosto de 2016

#11 Problematizando o fim de Rory e Logan

como é que um casal que começou com " You jump, I jump, Jack " termina desse jeito?

(contém muitos spoilers de Gilmore Girls)

A sétima temporada está sendo extremamente complicada para mim e me deixando com alguns nós na garganta - um desses é o final que deram a Laine, mas isso já foi falado muito - e a outra coisa é o que acontece com o relacionamento de três anos da Rory com o Logan. Ele decide na frente de todo mundo, na sua festa de formatura, pedir a mão dela. Ela o puxa para fora e fala que tem que pensar sobre isso. Ele concorda. Ela fala com a mãe, experimenta o anel e no dia da formatura ele aparece, com seu terno e seu sorriso de filhinho de papai tão lindo. Rory não aceita. Mas também não quer terminar. Para ele, é tudo ou nada.

E é uma coisa que me incomoda demais isso. Por que eles [homens] tem que escolher quando dar o próximo passo e se não quisermos, pois bem, pegue suas malas e dê um tchauzinho? Nunca vi nada polemizando disso, mas me parece algo extremamente constrangedor. Porque a única coisa em que consigo pensar se alguém pedisse para se casar comigo na frente de um monte de gente da minha família é constrangimento. Por que é que os dois simplesmente não podem decidir isso juntos? É um relacionamento, afinal, que envolve dois indivíduos e não apenas um. 

E no caso de Logan e de Rory foi algo que me deixou mal - desculpa, eu sou desse tipo de gente que fica mal com essas coisas em séries. Eles eram um casal que se amava tanto, que se dava tão bem e passou por tanta coisa junto. Agora, porque a Rory não quis fazer o que o playboy quis, o relacionamento acabou. Poupe-me. Se fosse uma mulher falando " ou você casa comigo ou nos separamos ", chamariam ela de atirada, forçando o marido e todo o blá blá que já estamos acostumados a ouvir. Por que quando um homem faz isso é fofo? Não é fofo, minha gente. É constrangedor. É horrível, porque todas as decisões são pare serem tomadas juntas. Juntas. Não num grande evento que te pega de surpresa. 

Uma das coisas que me incomoda em um casamento é isso, mas tem muita coisa também. Como o de colocar o sobrenome do seu marido no seu nome. Não me parece nada mais do que apenas uma marca, como se marca um boi. Como dizendo que aquela mulher pertence aquele homem. Eu nunca, de forma alguma, casaria se fosse assim. Eu já tenho um sobrenome, muito bem, obrigada. E tem um comentário vindo da Emily que fala exatamente sobre isso " Mas ele é um Huntzberger!". Claro que uma fala dessas vindo dela é uma coisa até normal, porque foi o ambiente em que ela foi criada. Ela cresceu acostumada com isso, ensinada a isso. 

Claro que, de forma alguma, é uma crítica à série. Ela é ótima, embora a sétima temporada tenha me deixado de estômago embrulhado por várias coisas. Claro que não foi a Amy Sherman-Palladino que produziu o roteiro, então podemos até entender essa divergência com todas as outras temporadas. Mas, vamos lá, essa tentativa de casamento forçado do Logan foi algo que me deixou muito com uma cara de desprezo. 


P.S: Esse post era pra ter saído ontem (eu fiquei um dia sem postar), mas ao menos eu tenho uma desculpa: roubaram os fios de internet e telefone da minha rua e eu fiquei sem. Essas coisas só acontecem comigo.

8 comentários:

  1. Isso é uma questão que sempre me incomodou muito no relacionamento da Rory e do Logan (e o fato de ela ter ficado surtada por um tempo também, claro). Não sei eles eram os melhores um para o outro, mas acho que estavam em um lugar legal e ele não deveria ter pedido sua mão na frente de todo mundo (isso também é uma coisa que eu não gostaria por nada nesse mundo, SEN OR). Estou revendo Gilmore Girls agora e tenho notado tanta coisa que deixei passar na primeira vez! Claro que a série é sim, maravilhosa, porém tem algumas coisas erradas que me deixam de cabelo em pé, haha. Adorei sua reflexão! Um beijo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Embora dê até para entender um pouco mais o ~surto~ dela, sobre não falar com a Lorelai e tudo. Era uma crise que ela " precisava " passar. Embora não dê pra não notar o jeito como ela ficou meio que diferente dela mesma por causa do Logan. POXA.
      Ainda bem que entende como é constrangedor ( e não fofo) alguém pedindo sua mão na frente de todo mundo. QUE COISA HORRÍVEL.
      Que bom que está notando agora, por isso que rever(reler) coisas é tão bom, você percebe o quanto sua cabeça mudou e evoluiu.
      Obrigada e beijos <3

      Excluir
  2. quando assisti pela 1a vez fiquei muito WOOOOW! nunca gostei do logan! um mimado, riquinho e metido. acho que preferia até o dean, aquele songo mongo do meu abuso! acho que só o jess combinou com a rory em demasia! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do Dean, principalmente na primeira temporada, que eles não está songo mongo suhaush. Mas sim, Jess combinou demais. Adoro aquela parte que o Jess fala " a gente costumava rir de gente como ele, metido e riquinho ", quando ele fala com o Logan pela primeira vez. Jess é muito amor <3

      Excluir
  3. Na verdade, acho que o relacionamento da Rory com o Logan foi bem abusivo desde o início e esse final foi coerente com todo o desenvolvimento do mesmo. Creio que a série retratou as etapas que uma garota passa na vida no quesito relacionamentos: primeiro, o rapaz da vizinhança, "bom moço"; segundo, o bad boy e em terceiro, um cara que parece legal, todo politizado, mas é extremamente escroto e emocionalmente abusivo.

    Mas muito interessante a tua reflexão sobre isso, hein

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu realmente não reparei que ele era abusivo até o final do relacionamento (acredite, me culpei muito por causa disso) então foi nesse ultimato que caiu minha ficha de que ele era um babaca, embora eu também tenha achado o Jess meio babaca no começo, mas como tu falou, ele era o bad boy.

      Obrigadão =D

      Excluir
  4. Então: odeio o Logan! Ele é mimado, folgado, faz a Rory de trouxa várias vezes, é impulsivo, só pensa no próprio umbigo, é irresponsável até o osso. Eu não lembrava do pedido (revi esses dias e fiquei muito boba que não lembrava desse final), mas essa atitude dele não me surpreende (especialmente o timing! era o dia dele, mas o bonzão tinha que chamar a atenção pra ele). Enfim, o relacionamento deles era todo errado.

    Concordo com você que esse tipo de decisão tenha que ser tomado junto, mas acho pedidos bonitos, como uma forma simbólica de oficializar a escolha conjunta e uma forma de demonstrar carinhos (e pedidos podem vir dos dois lados sempre, tenho migas que fizeram o pedido, pelo gesto mesmo). Mas acho que só é aceitável como um gesto de carinho mesmo, não como a única forma de dar um passo e JAMAIS como um ultimato como o do Logan.

    Agora o Jeeeeesss: Mozão jamais faria isso, mozão fez um monte de besteira? Talvez. Mas mozão tratava a Rory como igual, sempre chamando ela pra ir mais longe, fazer mais, crescer, ser a mulher grandiosa que ela podia ser. Jess melhor em tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tenho que admitir que eu gostava dele sim ( o que tornou mais difícil essa parte, tipo, como assim eu não reparei que ele era capaz de fazer isso?). Achava até que legal o relacionamento deles e apesar de muitos erros, ele até tentou mudar. Mas era o jeito dele e ela não ia conseguir torná-lo outra pessoa, com todos os defeitos que você citou.

      Sobre o Jess: AMOOO. Embora ele tenha tratado a Rory às vezes de forma meio babaca ( e poxa, forçar o relacionamento dela com o Dean foi meio feio também ), ele com certeza é melhor para ela do que o Logan.

      Excluir