segunda-feira, 1 de agosto de 2016

#1 Sobre aprender a ficar sozinha

não sei porque mas essa foto do We Heart Ir fez relação com esse texto na minha cabeça

Esse ano eu estou tentando aprender a ficar sozinha e a não ligar para o que outros pensam ( e falam) sobre mim. Eu sempre achei que não me importava muito, nunca tive essa mania de deixar de falar por medo das pessoas a minha volta não gostarem do que eu vá falar. Se eu tivesse dito para a Amanda de 2015 que eu faria isso, ela riria da minha cara, ergueria meu queixo e falaria: " Se toca, nós não ligamos para o que os outros falam sobre nós." Como essa garota não sabia de nada. Porque bem, é fácil gostar de ficar sozinha quando você sabe que vai ter alguém para quem recorrer quando não gostar mais. É fácil ser quem é e não se importar com o que pensam de você quando todos a sua volta te adoram. E essa é uma coisa que eu aprendi esse ano.

Pela primeira vez na minha vida, eu estou convivendo dia a dia com pessoas que me acham intrusa ali, que não me queriam ali, que têm rancor de mim faz anos. É horrível? É sim. Eu saia correndo e chorando da sala umas dezenas de vezes? Sim. As únicas pessoas que me sustentavam ali saíram também? É claro. E eu me vi, pela primeira vez desde que eu me lembro, sozinha. E eu entendi que, bem, eu precisava aprender a lidar com isso. A me cuidar. Dias atrás, quando eu estava mal e normalmente estaria correndo para alguém para a pessoa me consolar porque eu não sabia lidar com minhas próprias crises, eu me peguei cuidando de mim mesma. Colocando o que eu deveria fazer de lado e falando " Okay, chega, você está cansada. Deita aí, toma um beijinho. Dorme um pouco. Eu te amo. "

E essa é uma das coisas mais preciosas que eu aprendi esse ano. Eu finalmente entendi o significado de gostar de ficar sozinha e amor próprio e parar de me importar com o que os outros falam e pensam de mim. É fácil não se importar quando as pessoas parecem gostar de você. É fácil ser quem você é quando as pessoas a sua volta gostam de quem você é e as que não gostam, bem, você não tem que conviver com elas. Você só aprende amor próprio e a ficar sozinha na marra. Quando você é única coisa que você tem. E é uma sensação maravilhosa quando você entende isso - depois de todo o choro.

Você não precisa de ninguém porque você consegue se virar sozinha. Eu precisei de uma crise gigantesca para entender isso, me afastar de todas as pessoas para poder me aproximar de mim mesma. E agora sim eu posso voltar a recriar meus relacionamentos, passo a passo.

Eu agradeço que essa crise tenha sido aqui e não em São Paulo, numa cidade completamente estranha em que eu não conheço ninguém. Seria mais drástico. Mas a gente precisa disso. Saber se cuidar sozinho (ao menos emocionalmente e psicologicamente). É o primeiro passo. Mas agora eu sei que, mesmo se todo mundo que me sustenta me largar e eu estiver caindo, eu ainda vou estar lá para me sustentar. Eu sempre vou estar lá.

Do jeito que eu sou. Aprendendo que, apesar de as pessoas não gostarem do que você fala, você tem que continuar falando e reivindicando seu espaço de ser quem é. E realmente, tacar um lindo foda-se. Nada pode ilustrar tão bem esse texto como Ain't got no / I got life da Nina Simone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário