sábado, 1 de outubro de 2016

Alimentando a cinefilia



 Uma vez, no meio do BEDA, eu tive essa ideia, de fazer meio que um post por mês tentando falar sobre filmes. Eu fiquei com um pouco de preguiça - até porque assisti muito pouco em agosto - e acabei desistindo. Vamos ver se dessa vez cola.

Último filme assistido: Interestelar

A primeira coisa que se precisa saber desse filme é que, apesar de ser ficção científica, o Mr. Nolan usou e abusou das interpretações, dos personagens, dos sentimentos. A atuação é maravilhosa e o foco muitas vezes - sendo contraditório, já que eles estão lá querendo salvar o mundo - é nos sentimentos individuais de cada um. A relação deles com sua família, a sensação de largar seus filhos tão exposta no rosto, a traição, o amor. Sentimentos são quase uma quinta dimensão, literalmente. O que fica bem claro no discurso da Dr. Brand, quando eles tem que decidir para que planeta vão. O amor, no filme, é tratado como ciência, como algo maior do que nós que poderia muito bem ser um instinto, ser um sentido, ao lado de olfato e paladar. Esse discurso dela é provado várias vezes ao longo do filme. O amor, em Interestelar, é um personagem.

manual de como não chorar nessa cena, preciso

Esse ano eu estou gostando muito de ficção científica (depois de ter assistindo Ex-Machina). E, apesar dos sentimentos, é uma sensação muito estranha ser apresentado a várias teorias na prática. " Eu esperei 23 anos ", enquanto para eles passaram apenas algumas horas. Relatividade. A procura de outro planeta, porque bem, a Terra está nos expulsando. Buracos de minhoca, que entortam o tempo-espaço e fazem um atalho. O que há dentro de um buraco negro? Do que precisamos para que a vida humana seja capaz de acontecer? O filme tenta nos fazer pensar em muitas dessas questões ~científicas. 

Assim, eu sei que o filme é bom quando, horas depois de ter assistido ele - e mesmo dias depois - eu pego me lembrando de cenas e pensando "mas será que é assim mesmo?" " Meu deus, isso é genial".

Uma coisa que eu não posso ser: crítica de cinema. Impessoalidade é impossível pra mim e eu sempre acabo prestando mais atenção nos meus sentimentos quando assisto do que realmente na técnica, posições de câmera e etc. Me disgurpa. Eu não achei nenhuma crítica boa para indicar, também. Então, ficamos aqui com o trailer.

***

Eu fiz uma tentativa de assistir Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Meu primeiro bip bip de alerta do meu alertrometo de filmes que eu não vou gostar, foi o ator. Jim Carrey. Mas okay, tudo bem, às vezes você tem um certo preconceito com tal pessoas mas em algum filme ele fez uma boa atuação. Parei de novo naquela coisa de Manic Pixie Girl claramente escancarada  com a Clementine. Forcei mais um pouquinho. Mas não, não deu. Acabou se tornando meio tedioso e eu achei melhor não forçar. Tanto filme que eu vou gostar por aí, não devo perder meu tempo forçando um goela abaixo.

***

Alguns links sobre cinema

Quadro por Quadro - algumas resenhas gostosinhas para quem gosta delas.

Lully de Verdade - esse canal da Lully, que fez (faz?) faculdade de cinema, falando sobre seu curso, com resenhas, listas e mesmo explicando um pouco da parte mais técnica. 

Grupo Espaço da Sétima Arte - esse grupo fechado no facebook, em que os administradores disponibilizam torrents de vários filmes clássicos e mais difíceis de achar na internet da vida.

Toca dos Cinéfilos - esse site aqui que também disponibiliza torrents de filmes mais clássicos e antigos, classificados por ano. A plataforma utilizada agora é o blogspot, não sei está funcionando direito, mas provavelmente está.

Uma lista: filmes favoritos da vida (sem explicação)

- Os Sonhadores: é um filme para quem entende mais de cinema, porque tem uma quantidade exorbitante de referências cinematográficas e musicais e a experiência de assisti-lo melhora muito se você conseguir entendê-las. São três adolescentes ( todos interpretados por ótimos atores, Louis Garrel, Eva Green e Michael Pitt), durante as revoltas populares na França - não lembro direito o contexto. Os personagens são todos ótimos, os diálogos são PERFEITOS, o filme é FOD* e com certeza vai ser um dos melhores que eu já assisti em toda a minha vida. 


( e o fim é o lindo de um PÁH na nossa cara)

- Clube da Luta:  sem mais explicações. É um filme maravilhoso. Simplesmente. Mexeu com minha cabeça e me fez ficar pensando e revendo as cenas mentalmente por mais de semanas.

- Sei lá, não consigo lembrar de mais nenhum. Voltamos em outra edição, me desculpem.

Na próxima vamos ter uma coisa mais elaborada, eu prometo.

Uma imagem:


(da página Fãs da  7ª Arte)




   

8 comentários:

  1. Não sou fã de sci fi, mas AMO Interstellar e vou protegê-lo com todas as forças <3 Fiquei fascinada com aquele buraco negro, se um dia precisarem de uma cobaia pra se jogar em um, tô na fila!

    Vi Brilho Eterno numa época meio bleh, não teve muito impacto, mas imagino que hoje em dia acho que eu gostaria, apesar do Jim Carey não ser meu ator favorito.

    O Clube da Luta é legal, mas preciso revê-lo, confesso que não prestei tanta atenção quanto deveria e vira e mexe me pego "descobrindo" coisas na minha memória, haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim <3 Se precisarem de alguém pra salvar o universo não contem comigo, mas adoraria ver a Terra lá de cima, ou passar por um buraco de minhoca ou cair dentro de um buraco negro.

      Olha, Clube da Luta é um filme que você tem que ficar prestando atenção mesmo, nos ~sinais~, nos símbolos satânicos escondidos (MENTIRA HAHA), pra poder realmente aproveitar. Reveja quando der vontade, É MUITO BOM!!!!!11!

      Excluir
  2. Eu vi Brilho Eterno, lembro de quase nada, o que é bom sinal, porque também morro de preguiça do Jim Carey e se ele tivesse feito algo muito Jim Caresco, eu lembraria. Do pouco que tá aqui ainda: não é esse filme tão uau que todo mundo fala, a gente tem que ir com expectativa baixa e o clima muito certo, então tenta de novo só quando você estiver muito inspirada.

    Interestelar eu sei que é bom, mas não fui atrás, não pesquisei. Morro de vontade de ser uma dessas pessoas que caça referências e análises antes e depois do filme, mas eu acabo assistindo sempre em um clima "sessão da tarde só pra matar o tempo mesmo". Por exemplo, todos esses sentimentos me passaram batido. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, daqui uns 10 anos acho que vou tentar ver novamente. Eu estava a procura de filmes - UOOOOOU - e vi todo mundo falando muito bem de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. Mas bléééh.

      Olha, talvez de Interestelar tu tenhas notado outras coisas que eu não vi, acho que cada um " pega " características diferentes do filme. Mas assistir em clima apenas para se entreter e divertir é bom mesmo, então não se culpe <33

      Excluir
  3. Compartilho desse seu probleminha em colocar os sentimentos acima no que deveriam ser críticas respeitáveis hahaha, é por isso que até evito falar de filmes no blog, mas saiba que: FIQUEI COM VONTADE DE VER INTERESTELAR POR SUA CULPA!
    E Clube da Luta é Clube da Luta, né? <3

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Críticas respeitáveis o que, eu gosto é de ler a pessoa falando que chorou assistindo, que gritou, arrancou os cabelos, PODE FALAR ASSIM SIM HAHAHA.
      Aproveita a vontade e assiste porque você não vai se arrepender (acho, 70% de certeza), É MUITO BOM.
      <33

      Excluir
  4. Acredita que nunca assisti nenhum desses filmes? Já ouvi muiiitas(muitas mesmo) indicações para Interestelar, Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças e Clube da Luta, mas sei lá, nunca tirei um tempo, não tenho Netflix, sem tempo(essas desculpas aí). Eu vivo me prometendo de que vou assisti-los(estes e muiiiitos outros) , mas sempre acontece algo que me impede(e olha que realmente gosto de filmes, tipo, muito mesmo). Só acho que não sou bem dessas cinéfilas que sabem tudo a respeito de todos os filmes bons(e clássicos) que já fizeram sucesso.
    Achei bem legal a ideia de um post mensal a respeito, além de poder dissecar bem o assunto, não deixa ficar um tema repetitivo. Vou tentar sempre voltar para dar uma olhadinha. Beijos!
    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito sim, haha. Olha, eu também não tenho Netflix não, boa parte do que assisto é nas pirataria da vida (internet, no caso). Mas então, você gostando e assistindo o que te agrada, ninguém vai tirar sua carteirinha de "cinéfila" não, mas eu indico MUUUITO Clube da Luta e Interestelar, são filmes ótimos mesmo. Eu também tenho uma listinha desses filmes clássicos que todo mundo já viu e eu não, dá até uma vergonha(zinha) de falar, mas é errado isso, né? Cada um tem um repertório de filmes assistidos diferentes, haha.
      Volte mesmo, irei adorar! <3

      Excluir